segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Questionamento à Justiça [2]

 Origem da Justiça- A justiça (equidade) tem sua origem entre aqueles que têm potência mais ou menos igual, como Tucídides (no terrível diálogo entre enviados atenienses e mélios) o concebeu corretamente: onde não há supremacia claramente reconhecível e um combate se tornaria um inconsequente dano mútuo, surge o pensamento de se entender e negociar sobre as pretensões de ambos os lados; o caráter da troca é o caráter inicial da justiça. Cada um contenta o outro, na medida em que cada um obtém o que estima mais do que o outro(...)
(Os Pensadores pg. 107, editora abril, outubro 1974)


         Seguindo este pensamento concluímos que a justiça é uma espécie de nivelamento. O questionamento surge com a ideia de julgar se todo o tipo de nivelamento é justo, vejamos: temos um grupo de três pessoas, uma com R$ 1000,00 outra com R$ 500,00 e a outra sem nada, se nivelássemos esta quantidade por baixo todos perderiam o que têm e ninguém sairia satisfeito(*), este nivelamento não parece justo pois não foi feita uma média, desagradando os indivíduos. Se uma média fosse feita cada um teria uma quantidade de R$ 500,00 , o que, dentro do que foi apresentado, parece justo (desconsiderando o trabalho feito por cada um dos indivíduos e seu esforço diário).
        O nivelamento justo não se aplica somente ao dinheiro, se aplica também a questões éticas, como direitos. A punição procura posicionar todos os cidadãos no mesmo nível perante o estado(ninguém está acima da lei), existindo um nivelamento universal de direitos e deveres dentro do estado.
         Voltando à ideia de vingança, esta possui o objetivo de nivelar sentimentos(tristeza por uma perda, ódio, rancor, humilhação...) porém, pelo fato de o ser humano não possuir uma capacidade muito aprofundada de entendimento do outro, o ser humano desconhece a fragilidade do outro(**), o que faz com que a vingança busque mais uma satisfação pessoal que um senso de justiça.Portanto, a justiça não passa de uma mediação de interesses, distintos ou semelhantes, buscando uma igualdade entre os dois ou mais lados.

(*)exceto, talvez, o que não tinha nada, que passa a ter uma impressão de igualdade
(**)sem contar que não possui razões lógicas para esta punição, sendo quase inteiramente movido por sentimentos.

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