terça-feira, 19 de outubro de 2010

Questionamento à Justiça

      "Um homem que matou alguém deve ser preso". Até que ponto vai esta lógica? Vejamos bem, podemos justificar com legítima defesa, usando as leis como caminhos definidos, mas os crimes e suas justificativas vão além do que é catalogado na lei. Assim como os animais, ainda existem muitos crimes que não foram catalogados no código penal. Estes só aumentam com o aumento das descobertas científicas do homem. Afinal, qual a finalidade da punição? No momento consigo pensar em quatro finalidades:

-Impossibilitar: Simples objetivo de impedir que se repita (pena de morte, prisão...)

-Exemplificar: Como eram usados na antiguidade os corpos empalados por lanças e expostos na frente de fortes. Usamos punições para fazer as pessoas temerem ser punidas, portanto, não desobedecerem às leis (pena de morte, prisão, punição física...)

-Educar: Usado em salas de aula para fazer a criança aprender ou, ainda, usado em animais com mesma finalidade, como se a dor fosse um método eficiente de engolir a realidade e aceitá-la, impossibilitando questionamentos, passando a falsa impressão de que a criança está ficando mais inteligente pois "aprendeu" mais (punição física, humilhação...)

-Vingança(*): Punição movida por sentimentos, com finalidade de igualar dores suas com quem o fez sofrê-las. Geralmente peca em lógica e passa uma falsa impressão de justiça (pena de morte, prisão, punição física, humilhação...)

Dentro dessa categorização podemos pensar mais, quando um indivíduo deve ser punido? Eu respondo: apenas se ele se arrepende sinceramente de seus erros, e não vai mais cometê-los por opção própria, ou quando se torna impossibilitado de cometê-los novamente. Por exemplo: um homem mata outro mas, antes de ser preso, foge para uma floresta fechada desabitada e não volta. Ora, se ele está impossibilitado de cometer novas atrocidades contra a sociedade, não existe motivo para puni-lo. Usando essa lógica aceitamos, portanto, que a única forma legítima de justiça consiste, apenas, em impossibilitar que novas atrocidades ocorram contra a sociedade, interferindo na vida dos indivíduos que fazem parte dela. Vemos, portanto, que todas as formas citadas acima possuem este objetivo, exceto a "vingança", pois é movida por sentimento e não lógica.(**)

*todas as punições são válidas dentro de "vingança", já que a ideia se baseia em igualar dores. Os meios variam de indivíduo para indivíduo.
**por mais que apenas uma possua o nome de "impossibilitar", "exemplificar" e "educar" possuem como objetivo evitar que atrocidades aconteçam antes de realmente acontecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário